7 dicas para aperfeiçoar seu Inglês

Saber falar Inglês deixou de ser algo relevante no dia a dia profissional e acadêmico. Hoje se tornou algo tão básico quanto dominar completamente a própria língua nativa.

Porque a globalização está em toda a parte, derrubando fronteiras e oferecendo um mundo de oportunidades, mas todas acessíveis em Inglês, o idioma universal. Podemos dominar o Espanhol para trabalhar ou estudar em vários países latino-americanos, por exemplo, porém só o Inglês é uma língua reconhecida em praticamente todos os países.

E como todo idioma que não é o nativo, precisamos praticar para desenvolver a domínio e até mesmo atingir a fluência. Desta forma, estaremos melhor preparados para:

  • Um mercado de trabalho onde dominar o Inglês é requisito obrigatório e não mais desejável.
  • Oportunidades acadêmicas fora do país.

Então, como falar um Inglês que dê segurança nas situações que precisamos? Pensando nisso, tenho 7 dicas para aperfeiçoar seu Inglês e melhorar sua empregabilidade e sua vivência nas viagens ao exterior.

01 – Altere a linguagem dos seus programas e aplicativos

Desde os menus de configurações do seu smartphone ou notebook até a interação com Facebook, Instagram e outras redes sociais, altere o idioma-padrão para que você possa sair do Português nestes momentos e se deparar com os desafios. Você pode, inclusive, pesquisar as palavras que forem estranhas e assim agregar mais vocabulário.

02 – Use um dicionário Inglês-Inglês

Esta é uma forma eficiente de aumentar o vocabulário e aprender muito de como os nativos em Inglês explicam o significado das palavras. Essa dica vale principalmente para os dicionários online, onde a interação é simples e motiva mais do que os dicionários físicos, que muitas vezes não podemos carregar para outros lugares.

03 – Assista programas e filmes em inglês

Tanto o falado nos Estados Unidos quanto o britânico, é um ótimo exercício de audição da língua. Não se imponha reconhecer logo as palavras, a ideia é se acostumar com a sonoridade e, eventualmente, assistir de novo colocando as legendas para ver o seu nível de entendimento. As séries são a melhor alternativa, neste caso.

04 – Leia conteúdo em Inglês

Pegue notícias relevantes ocorridas no exterior e leia os sites de notícias em Inglês. É um ótimo exercício de leitura, anotando as palavras que não entender.

05 – Pense em Inglês

À medida que você aperfeiçoar seu Inglês através dos estímulos externos, um grande desafio e que ajuda muito é gerar pensamentos em Inglês. Ao invés de pensar como vou fazer, pense how will I do. E continue desenvolvendo as respostas e novas questões e assim por diante.

Mas importante: não é ter cada pensamento em Português e em seguida traduzir mentalmente, como respostas de uma prova: é literalmente pensar como um americano ou britânico. Esse exercício, além de melhorar muito o seu domínio, chama a atenção para faltas de vocabulário que você pode anotar e pesquisar.

06 – Faça aulas de conversação

Se você já tem um nível intermediário de Inglês, pode contratar um professor particular para only conversation classes. Tudo será em Inglês, você poderá aprender mais vocabulário com o professor e com uma vantagem: poderá errar e sem vergonha de errar – o que costuma ser a maior barreira das pessoas no aprendizado em cursos com turmas.

07 – Faça um intercâmbio

Hoje em dia, os intercâmbios estão financeiramente mais acessíveis e com mais opções de países e cidades onde você pode ficar alguns meses, viver como um nativo e dar um grande salto na sua fluência na conversação.

Uma dica preciosa é: não fique em cidades com grande presença de brasileiros, afinal a ideia é imergir na língua e interagir com os nativos. E você pode até encontrar ótimas oportunidades profissionais, como trabalhar no Canadá a partir de um intercâmbio no país.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *