Dicas de viagem: quem tem o CPF negativado pode tirar passaporte? (Foto: Depositphotos_190256570_s-2019)

Dicas de viagem: quem tem o CPF negativado pode tirar passaporte?

Quem está começando a planejar uma viagem para fora, tem a preocupação de fazer o seu passaporte para poder circular por outros países.

Porém, uma questão que pode deixar dúvidas é em relação a ter o nome sujo ou CPF negativado e como conseguir fazer o passaporte sob essas condições.

É possível fazer o passaporte mesmo com o nome no SPC, mesmo com as certidões de protesto estando pendentes. A lei diz que os brasileiros podem se locomover mesmo estando com as contas em abertas e só poderia ser proibido de deslocamento por uma ordem judicial, por isso, não é um problema.

Passaporte e visto

No período de férias, há uma grande preocupação em relação a isso. Há um aumento muito grande no número de viagens realizadas, que também é compatível com o número de consumidores que estão com o nome sujo.

A mesma situação vale para quem precisa tirar os vistos. Os consulados de outros países dificilmente conferem os dados no Serasa e SPC.

Mesmo que seja possível retirar o passaporte e o visto com a restrição no CPF, o nome sujo pode gerar outras complicações. Viajar para o exterior é uma viagem que demanda diversos gastos que precisam de planejamento.

Para comprar as passagens áreas, por exemplo, é bem difícil que alguém consiga comprar tudo a vista. Por isso, se houver alguma necessidade de parcelar ou precisa de empréstimo para viajar, o consumidor pode enfrentar muitas dificuldades.

O único tipo de verificação que costuma ser feira sobre a vida financeiro do interessado é para solicitar o visto.

Assim, eles verificam se o solicitante tem rendimentos mensais que são compatíveis com a possibilidade de se manter no país da viagem, ainda pelo tempo que for indicado na solicitação do visto. Porém, essa é uma informação que o próprio solicitante informa.

As pessoas podem enfrentar problemas para viajar caso tenham o CPF irregular. Isso vai acontecer porque não declararam Imposto de Renda de Pessoa Física para a Receita Federal.

Ou também se estiverem com suspeitas de fraudes no CPF, ou por não regularizado alguma situação. A Receita federal também pode enquadrar o CPF como sonegador de impostos ou por conta de uma solicitação por ordem judicial.

Caso nenhum desses casos se encaixe no seu, não tem problema nenhuma e o visto e o passaporte podem ser solicitados. O visto não pode ser negado apenas por ter alguma pendência financeira.

Dicas para tirar o passaporte

Tirar o passaporte tem ficado cada vez mais fácil, onde boa parte pode ser realizada pela internet. Com um formulário encontrado no site da Polícia federal, são poucos passos que devem ser preenchidos com os dados pessoais, por isso, esteja com os seus documentos em mãos para facilitar.

Depois disso, é gerada uma guia de pagamento com o valor do passaporte. Depois de pago, é a hora de agendar o atendimento diretamente pela internet também.

Escolhendo a melhor data e horário para realizar o atendimento, basta levar os documentos de identificação e pronto.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email