Que tal agradecer presenteando?

Ser grato é uma das maiores virtudes que o ser humano deve ter. Queremos lembrar as pessoas que amamos a importância que elas tem na nossa vida. Mesmo quando não são íntimas, a ocasião e o motivo vão definir a importância de dar um presente.

Por exemplo, agradecer por um gesto, uma ajuda ou um favor. Faz parte da vida em sociedade a ajuda mútua, às vezes de pessoas que mal conhecemos, mas são oportunidades valiosas como experiência de vida.

Agradecer presenteando é algo que deve ser feito com muito cuidado, desde uma simples lembrança a algo mais elaborado.

Então, se te fez tão feliz, que tal agradecer presenteando?

Dicas para agradecer presenteando

O momento gratidão é importante, mas deve vir cercado de cuidados, principalmente  com pessoas com quem não há intimidade. São pessoas que precisamos entender bem para não cometer deslizes.

1 – É uma pessoa do seu relacionamento? Pesquise os gostos simples dela.

Se você quer agradecer um amigo, parente ou colega, por exemplo, é importante saber um pouco dos gostos e interesses para acertar. Não precisa ostentar, acertar com algo simples e elegante fará muita diferença.

2 – Cuidado ao presentear superiores no trabalho.

Aqui é sempre uma situação delicada. Pode parecer bajulação, e também é importante saber se a situação realmente justifica um presente ou o seu agradecimento e o empenho nas funções já não são o melhor presente.

3 – Funcionários públicos? Fornecedores? Melhor não.

Vivemos tempos de superexposição em redes sociais, muitas câmeras em todos os lugares e pessoas prontas para desconfiar de tudo.

Em algumas funções, presentear pode prejudicar mais do que agradar. É o caso de funcionários públicos e de fornecedores. São pessoas onde o presente de agradecimento bem intencionado transparece troca de favores e pode levantar uma suspeita sobre o trabalho da pessoa.

Um agradecimento formal por e-mail ou presencial soará melhor. E se tiver confiança no chefe da pessoa, um elogio formal ajudará bastante.

4 – Não ostente.

O tamanho do agradecimento não deve estar no presente e sim no gesto de presentear, o cuidado de pensar em dar algo. E quando é um presente de agradecimento, isso vale para pessoas íntimas ou distantes.

5 – Flores? Atenção.

Para uma pessoa que amamos, nenhum problema. Para pessoas amigas, conhecidas e das relações comerciais, é arriscado. Pode ser mal interpretado pela pessoa e quem estiver em volta, sem contar o problema de levar para casa. Ou não levar e virar atração no departamento.

6 – Licença para o seu produto.

Se você tem um negócio de roupas, por exemplo, e quer agradecer presenteando, pode ser a sua opção sem muito risco pessoal, já que é natural que você queira presentear com algo que você sabe que é bom.

7 – Cuidado com as mensagens.

Exceto se o presente é para uma pessoa amada, evite longos textos. Uma ou duas frases de agradecimento sincero funcionarão melhor.

Ocasiões de agradecer presenteando

São várias as ocasiões onde podemos agradecer presenteando:

  • Demonstração de afeto
  • Ajuda nos negócios
  • Ajuda profissional
  • Ajuda pessoal – estudos, mentoria, conselhos, saúde.
  • Hospedagem
  • Convite para uma festa
  • Presença em um casamento ou festa

O tipo de presente, valor e quantidade dependerão da situação, por isso é muito importante escolher bem.

Dicas de presentes de agradecimento

  • Flores: cuidado se for usar com pessoas não íntimas, invista em flores do campo e outras espécies exceto as rosas – que são livres para as pessoas amadas.
  • Bebidas: sempre funcionam bem, só exige um cuidado de ter certeza de que ela não restrição pessoal ou religiosa. E deve ser de ótima qualidade, sem precisar gastar muito.
  • Cesta de café da manhã: é muito usado e elegante, mas prefira as menores, mais delicadas e fáceis de carregar.
  • Roupas: você pode usar com pessoas íntimas, conhecendo um pouco o gosto delas. Para pessoas distantes, você precisará de mais informação.

 

Gostou dessas dicas mas ainda não sabe o que presentear? Confira no camiseta gratidão e faça uma ótima escolha.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *