Veja o que os médicos recomendam após longas competições de atletismo

Praticar esporte é muito bom para a saúde e alguns vai além, praticam para conseguirem algum prêmio e deixar seu nome registrado no mundo esportivo. Mas participar de longas competições de atletismo pode provocar algumas pequenas lesões na musculatura e por isso, adotar alguns procedimentos é necessário.

Por este motivo, alguns médicos fazem uma série de recomendações entre elas a boa alimentação, ingerir bastante água, descansar bem e fazer algumas massagens. Tudo isso vai contribuir para a recuperação do atleta. Veja mais sobre essas dicas!

Bastante descanso

Por causa do grande esforço que um atleta faz, ocorrem pequenos traumas na musculatura. Por causa disso, um dos conselhos médicos é descansar bastante para uma boa recuperação. Esse descanso deve ser de no mínimo dois dias.

Durante esses dois dias o indicado é não fazer nenhum tipo de esforço físico. O nosso organismo precisa desse período de descanso para se recuperar de um grande esforço.  

Uma boa alimentação

A alimentação é tão importante quanto o descanso. Por isso, depois de uma longa competição de atletismo o aconselhável é se alimentar com frutas, sucos, sementes e grãos e mel.

As refeições precisam ser ricas em proteínas e carboidratos. Por isso, invista em alimentos como arroz, batata, carne de frango, de boi e peixe. Além disso, você pode também consumir bebidas energéticas. É muito importante que depois da corrida o atleta reponha o estoque de glicogênio para auxiliar na recuperação dos músculos.

Massagens relaxantes

Essa é uma das recomendações mais exigidas pelos médicos para aqueles que praticam atletismo. A massagem tem a função de aliviar a tensão dos músculos por causa do esforço, eliminando as toxinas que contribuem para o surgimento de lesões.

Durante a massagem é necessário utilizar alguns óleos e pomadas que vão contribuir para o processo de recuperação por conter ativos anti-inflamatórios.

Mas existem diversas técnicas que podem ser aplicadas durante as massagens. Por exemplo, tem a massagem miofascial que é praticada com mais intensidade, com o objetivo de diminuir a tensão da fáscia, ajudando a relaxar os músculos.

Além disso, também tem a microfisioterapia Florianópolis que é importante no tratamento de dores, estimula o sistema imunológico, prevenindo doenças entre outros. Para fazer esse tipo de massagem basta fazer um agendamento.

Beber muita água

É fundamental que depois de uma longa competição de atletismo, o atleta beba bastante água. Alguns só têm esse hábito no decorrer da corrida. Mas os médicos recomendam a ingestão de no mínimo dois litros de água nos primeiros dias após a competição.

Assim sendo, a dica é sempre ter consigo uma garrafa de água por perto, pois assim será menos difícil de esquecer de beber água.

Exercícios moderados

Os exercícios depois da competição também são importantes para a recuperação muscular. Mas esses exercícios precisam ser moderados, ou seja, de leve. Os exercícios devem ser feitos em superfícies que absorvam melhor o impacto como, por exemplo, na grama. Ou dentro de uma piscina como se estivesse numa aula de hidroginástica.

Banho gelado por alguns minutos

O banho gelado é essencial para desinflamar os músculos. Deste modo, a recomendação de muitos médicos é ficar alguns minutos dentro de uma piscina ou banheira com água bem gelada, de preferência com gelo.

Esse banho vai diminuir a inflamação provocada pelas microlesões nos músculos, que a competição causa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *